Marketing para Stands em Eventos

Estratégias de marketing para stands em eventos criando experiências inesquecíveis aos participantes

Que organizar, planejar e administrar um evento exige muita dedicação, nós já sabemos. Mas, quando falamos de marketing para stands em eventos quais atributos estratégicos utilizar?

Falando de eventos em suas variedades como feiras de negócios, exposições, conferências, eventos corporativos, lançamentos de produtos, entre outros. Trata-se de uma oportunidade para as empresas se conectarem diretamente com o seu público-alvo e gerar uma impressão duradoura na mente dos participantes do evento.

Essa conexão acontece em muitos eventos dentro de um stand, onde o m² valioso proporciona trocas diversas. Mais do que nunca, a ordem é dispor de criatividade combinada com planejamento estratégico. Em um stand, muitas dinâmicas podem ser desenvolvidas. Há espaço para uma infinidade de possibilidades, conforme nicho, segmento, objetivos etc.

Nesse sentido, é fácil repetir dinâmicas de demonstração de produtos, realidade virtual/aumentada, distribuição de brindes, jogos e dinâmicas. Porém, em um mundo em que dados são o novo tesouro, como gerar ROI (Return on Investment, ou em português Retorno sobre Investimento) positivo a partir da interação em um evento?

Levando-se em consideração que o ROI é uma métrica importante que avalia o retorno de um investimento, no cenário de eventos, o planejamento de um stand precisa estar alinhado aos objetivos a serem alcançados.

Em outras palavras, embora o planejamento de um stand seja muito similar com o planejamento de eventos no que tange suas fases, para um stand o foco precisa estar mais na especificidade e extremamente alinhado ao objetivo definido. Mais ainda, as estratégias de marketing precisam, necessariamente, serem passíveis de medição, pois só a partir desta é que será possível avaliar a efetividade dos investimentos, identificar oportunidades de melhoria para próximos eventos, bem como entender melhor o seu público.

Incluir automação e interação nas estratégias de marketing pode proporcionar diferencial tanto na geração dos resultados propriamente ditos, como também na medição do ROI. Alguns exemplos incluem:

  • Sistemas captura de leads: Esses sistemas podem coletar informações dos visitantes do stand, permitindo que as equipes de vendas possam dedicar mais tempo à interação com os visitantes e menos tempo preenchendo formulários manualmente. Além disso, esses sistemas podem gerar relatórios detalhados sobre os leads capturados, ajudando a medir o sucesso do evento.
  • Ferramentas de análise de dados: ferramentas para analisar e organizar dados coletados durante o evento, fornecendo informações sobre a efetividade de diferentes estratégias de marketing, como por exemplo quais materiais de divulgação geraram mais interesse dos visitantes, ou quais produtos ou serviços geraram mais interesse.

Um stand em evento precisa dispor de estratégias de marketing eficazes e mensuráveis. Gerando um ROI positivo a partir da geração de experiência atraente e interativa aos visitantes, medição e análise dos resultados para identificação de oportunidades de melhoria e refinamento de estratégias futuras.

Precisa de ajuda para desenhar estratégias de marketing para stand? Entre em contato com a gente!

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